Lucio de Godoy – Designer

Seu site atende a celulares e smartphones?

Blog

O número de usuários de internet móvel (que acessam os sites via celulares, smartphones, tablets etc.) vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Somente em janeiro de 2017, 89% da população adulta do Brasil já utilizava um celular para navegar, sendo esses dispositivos responsáveis por 30% do tráfego da internet no país. Atividades cotidianas, como fazer uma pesquisa em um site de busca ou checar seu e-mail, já são feitas com muito mais frequência no conforto de seu celular. Entendendo esse cenário, é fácil concluir que tornar seu site acessível através de qualquer dispositivo móvel é parte importante da estratégia de sua empresa, não é?

Porém, é provável que pelo menos uma vez na vida você já tenha visitado um site através de seu celular que tenha se parecido com isto:

Site não responsivo visualizado em um celular

O site inteiro representado em uma miniatura. Trata-se de uma experiência muito desconfortável, pois você precisa primeiro ampliar a tela e depois deslizar em busca do conteúdo desejado. Provavelmente vai se perder. Isso acontece porque esse site, provavelmente muito antigo, não foi feito com design responsivo, e mantê-lo assim pode custar muitos usuários e potenciais clientes.

O que é design responsivo?

Design responsivo é uma abordagem para criação de sites que consiste, como o próprio nome sugere, em desenvolver um site cuja visualização responda e se adapte ao tamanho do dispositivo em que é visualizado. Embora o termo seja relativamente recente, concebido em 2010 pelo web designer Ethan Marcotte, o problema em questão é muito mais antigo.

Quando obtivemos as ferramentas e a oportunidades de estilizar nossos websites, abandonando o padrão de texto em Times New Roman sobre fundo branco, em muito nos baseamos na mídia impressa. Como consequência, uma das características adotadas foi a de um tamanho fixo. Da mesma forma que uma revista impressa no formato americano sempre será composta por páginas de 17 × 26 cm não importando a forma como você a segure, um site feito com 800px de largura teria 800px de largura em qualquer monitor que fosse visualizado. Como a mídia digital pode ser acessada por dispositivos de diferentes características e tamanhos, muitos designers já pensavam em como solucionar esse problema e possibilitar que um único site possua uma boa visualização em qualquer aparelho.

Com o tempo, o a avanço da tecnologia e das especificações dos navegadores permitiu que o design responsivo se tornasse algo viável, surgindo como uma das principais opções para a criação de um site otimizado para mobile. Assim, um único layout de site irá se adaptar a qualquer dispositivo que você use para acessá-lo:

Site responsivo em diversas resoluções

Agora vamos listar algumas das principais vantagens em se ter um site responsivo.

Experiência de usuário

O usuário ou cliente terá muito mais facilidade para acessar seu site para obter mais informações sobre sua empresa e adquirir um produto ou serviço. Embora existam outros fatores, que vamos tratar em outras postagens, é um calculo simples: quanto mais você facilitar o acesso e a navegação de seu site, maior será o público alcançado e mais satisfeito ele ficará com sua marca.

Custo e tempo de manutenção reduzidos

Existem outras técnicas para a criação de páginas para usuários mobile. Um outro método comum é criar duas versões do site: uma para computadores desktop e outra para celulares e tablets. Uma das vantagens do design responsivo é que só é preciso construir uma versão do site, o que poupa tempo de criação, testes e manutenção.

Visibilidade em buscas

Manter um site responsivo apresenta diversas vantagens na otimização para sites de busca (SEO). O Google, por exemplo, recomenda e dá prioridade para sites que alcancem os usuários de dispositivos móveis. Como apontei no item anterior, por se tratar de um único site, você também terá uma única URL (endereço), tornando todo o processo mais simples e objetivo.

Concluindo

Como o site é o principal representativo de sua empresa na internet, é importante que ele esteja atualizado e acessível a qualquer pessoa que se disponha a visitá-lo. Um site com design responsivo apresenta diversas vantagens: facilidade de uso, satisfação do usuário, resultados nas buscas, entre muitos outros. Quando for criar ou atualizar seu site, não esqueça de perguntar se ele será legível em dispositivos móveis. Você pode, é claro, entrar em contato comigo para isso.

Fontes e mais informações (inglês):

Tags Populares